Amamentação

É muito importante que a mulher, que deseja amamentar, aprenda o máximo possível sobre amamentação antes do parto, enquanto ainda não está cuidando de uma criança durante todo o dia.  Estas dicas podem ajudá-la a conseguir uma amamentação bem-sucedida.

Inicie a amamentação o mais breve possível, assim que a criança estiver bem acordada, pois neste momento o instinto de sugar será muito forte.  Mesmo que você ainda não esteja produzindo leite, suas mamas contêm o colostro, um líquido que possui anticorpos contra doenças.

Posicionamento adequado
A boca do bebê deve estar bem aberta, e o mamilo (bico do peito) introduzido nela o mais profundamente possível.  Isto diminui o desconforto para você.

Amamente sempre que o bebê solicitar:
Recém-nascidos necessitam mamar freqüentemente, pelo menos a cada 2 horas, e não de acordo com qualquer esquema restritivo.  Isto também estimulará suas mamas a produzirem mais leite.  Posteriormente, o bebê vai adotar uma rotina mais previsível.

Os bebês que mamam no peito têm fome com mais freqüência do que aqueles alimentados com leites artificiais, porque o leite materno é digerido mais facilmente do que as fórmulas (leites artificiais).

Sem suplementos:
Bebês amamentados não precisam de chás os suplementos.  Isso pode diminuir a vontade de mamar e causar uma diminuição na produção de leite.  Quanto mais o bebê mamar, mais leite será produzido.

Retarde a utilização de bicos artificiais:
É aconselhável aguardar, pelo menos, uma ou duas semanas para oferecer chupetas.  Isso evita que a criança fique confusa.  Bicos artificiais necessitam de um tipo de sucção diferente dos seus mamilos.

Secagem:
No início do período pós-parto ou até que os mamilos fiquem mais resistentes, você deve deixar que eles sequem naturalmente após cada mamada.  Isso previne a ocorrência de fissuras ou rachaduras que podem levar a infecções.

Caso ocorram rachaduras, você pode cobrí-las com o seu próprio leite ou outro hidratante natural para ajudar na cicatrização.  O posicionamento adequado é muito importante para prevenir ferimentos nos mamilos.

Inchaço das mamas:
Em geral, a mulher que está iniciando a amamentação produz grande quantidade de leite, fazendo com que suas mamas fiquem maiores, endurecidas e doloridas por alguns dias.
Você deve amamentar o bebê sempre que ele quiser, para que seu corpo se adapte e produza somente a quantidade que o bebê necessita.

Durante este período, você pode utilizar um analgésico (sob orientação médica), aplicar compressas úmidas aquecidas e tomar banhos quentes para aliviar a dor

Alimente-se bem e descanse:
Para produzir boa quantidade de leite, você necessita de uma dieta balanceada, que inclui 500 calorias extras por dia e de seis a oito copos de líquidos.  Descansar também ajuda a prevenir infecções nas mamas, que podem ser agravadas pelo cansaço.